FILIPENSES 4, ESTUDO BÍBLICO DA CARTA DE PAULO

A epístola do Apostolo Paulo, direcionada a igreja de Filipo, foi escrita quando ele estava preso em Roma. Filipos era uma cidade localizada na Grécia. Mesmo preso, o apostolo faz uma súplica comovente e encorajador para que a igreja permanecesse unida e firme na fé. Vamos fazer o ESTUDOS BÍBLICOS do livro FILIPENSES 4

ESTUDOS BÍBLICOS FILIPENSES 4 QUEBRANDO CORRENTES
ESTUDOS BÍBLICOS FILIPENSES 4 QUEBRANDO CORRENTES

QUAL O VERDADEIRO PROPÓSITO DA CARTA DE PAULO AOS FILIPENSES?

Muitos hoje vivem ansiosos, depressivos, angustiados por não saberem se regozijar naquilo que realmente enche a nossa vida de júbilo e paz. Paulo escreve esta carta ressaltando “Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos” (Filipenses 4:4). Mesmo quando não há motivos aparentes para você se alegrar, mesmos se as coisas fugirem do seu controle, lembre-se, que devemos no alegrar, pois em  Jó 41:22 diz: “No seu pescoço reside a força; diante dele até a tristeza salta de alegria.” Somente a presença de Deus pode nos conceder a verdadeira alegria. O apostolo Paulo escreve carta à igreja dos filipenses advertindo que os irmãos devem se alegrar, e que sua alegria é, “estais firmes no Senhor” (Filipenses 4:1). Paulo diante dessa situação queria declararem sua carta que os discípulos deveriam se alegrar continuamente.

COMO ERA O COMPORTAMENTO DOS IRMÃOS DA IGREJA DE FILIPOS?

Ao redigir a carta, o Apostolo adverte a igreja dizendo: “Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo”. — (Filipenses 4:6–7)

Apesar dos dilemas e adversidades que ocorram durante a trajetória da nossa caminhada, devemos orar a Deus para aliviar nossas preocupações e ensinarmos a depender exclusivamente do Todo Poderoso. Neste contexto, é visível que na igreja de Filipos, os irmãos estavam ansiosos e inquietos, foi baseado nesse comportamento, que o apóstolo Paulo trouxe uma admoestação apontando que os anseios e as preocupações fossem apresentadas a Deus em oração. E consequentemente, após serem colocadas diante de Deus suas petições,o próprio Deus guardará cada um.

QUAL A POSTURA DE PAULO AO DETECTAR QUE A IGREJA DE FILIPOS ESTAVA PASSANDO POR UMA FRAGILIDADE?

Diante do seu discurso escrito, o apóstolo sensibiliza os irmãos que devem ocupar a mente com aquilo que produz alegria, que produz esperança, destruindo todo pensamento de frustração e de medo.  E ainda afirmou que “o Deus de paz será convosco” (Filipenses 4:9).

Às vezes, oramos por uma causa e queremos vê-la no dia seguinte resolvida, clamamos por um pedido e queremos que em questão de horas aquilo já esteja pronto e resolvido. Todavia, a Bíblia nos afirma que a Fé move montanhas (Mateus 17:20) e que se exercitamos a nossa fé e confiar somente em Deus como afirma o apostolo Pedro “Lançando sobre Ele toda vossa ansiedade porque Ele tem cuidado de nós” (I Pedro 5:7) ele nos conduzirá a um melhor caminho. No entanto, Paulo admoestou aos irmãos que eles deveriam pensar em coisas boas, coisas agradáveis e que se houve algum louvor pensasse nisso.

O APOSTOLO PAULO APRESENTOU SUA EXPERIÊNCIA PARA OS FILIPENSES IMITA-LO.

Diante das fragilidades que igreja de Filipo apresentava, tais como, ansiedade, inquietação, preocupações, etc.

Paulo aplicou o seguinte ensino, mostrando o segredo como enfrentou suas dificuldades:

“Aprendi a contentar-me com o que tenho, sei estar abatido e sem nada, também sei ter abundância, sem ser soberbo, em todas as maneiras e em todas as coisas, estou instruído, tanto em ter fartura, como a ter fome e padecer necessidades!

Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Filipenses 4:11-13).

Diante dessa perspectiva compreendemos que o apostolo se dedicou exclusivamente a obra de Deus e que diante de muitas situações conflituosas ele tinha equilíbrio emocional. Foi através daí, que Paulo ensinou aos Filipenses que podia vencer suas dificuldades Naquele que o fortalecia (Fl cap 4 v.13) . 

Mesmo preso, o apostolo declara na sua carta que sua confiança estava em Deus e que aprendeu a viver contente em todas as situações, adaptando-se às circunstâncias da vida e ainda aprendeu enfrentar qualquer situação surgisse na sua vida.

PAULO ENCERRA SEU ULTIMO DISCURSO AOS FILIPENSES.

O Apostolo Paulo dá suas últimas contribuições aos filipenses, agradecendo os mesmos por terem contribuindo “E bem sabeis também vós, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e receber, senão vós somente” (Fl 4:15). Encerrando suas saudações relatando que a igreja de Filipos foi à única igreja que contribuiu ajudando-o.

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o nossa Política de Privacidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.