ESTUDO BÍBLICO: CARTA AOS COLOSSENSES

ESTUDO BÍBLICO CARTA DE PAULO PARA OS COLOSSENSES
ESTUDO BÍBLICO CARTA DE PAULO PARA OS COLOSSENSES

A cidade de Colosso localiza-se, atualmente, na Turquia, antiga cidade da Frígia, situada na margem esquerda do rio Lico, na Ásia. ESTUDO BÍBLICO: A fundação da igreja dos colossenses se deu propriamente após a terceira viagem missionária de Paulo (At cap. 18 v. 23cap. 21 v. 17).

Através de uma visita de Epafras a Paulo (Colossenses cap. 1 v. 7,8) , o apostolo foi informado sobre a situação espiritual dos colossenses, nos quais, estavam sendo ludibriados por ensinos enganosos. Diante desse contexto, a carta paulina revela que o apostolo estava na prisão (Colossenses cap. 1 v. 24; cap. 4 v. 10, 18) quando recebeu a visita de Epafras, e ao ficar sabendo das noticiais, o apostolo Paulo envia seus escritos aos santos exortando-os.

COMO DEVE SER A VIDA DE UM CRISTÃO PARA O APOSTOLO PAULO?

Destacando o estudo no capítulo 3, livro de Colossense, verifica-se que o apostolo Paulo apresenta Cristo como a centralidade da igreja. Em Colossense cap. 3 v. 1, 2 e 3, ele escreve:

“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.”

Paulo exorta, aos santos irmãos, a dedicarem a sua vida aos valores celestiais. Nesse sentido, o apóstolo orienta a igreja, que devem assumir uma postura cristã com maturidade, uma vez que, é necessário lançar fora toda pratica pecaminosa que os afaste de Cristo.

Conquanto, o apostolo relata nos seus escritos que a vida de um cristão não é ditada ou direcionada pelo mundo, mas deve estar escondida em Cristo, ou seja, afirmando as palavras do apostolo João, 1 João cap.2 v. 17:

“E o mundo passa, e a sua concupiscência; contudo aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.”

Paulo aconselha os crentes a andar em total sujeição a Deus.

 ESTUDO BÍBLICO: QUAL FOI A ORIENTAÇÃO DE PAULO PARA UMA POSTURA CRISTÃ?

Colossense cap. 3 v. 5, 6 e 7, Paulo exorta aos irmãos:

“Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;
Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas.”

Nesta perspectiva, Paulo adverte aos irmãos que o pecado afeta diretamente  a alma humana.

Dentro dos quais, eles destacou alguns, como a fornicação, a impureza, as concupiscências da carne , a avareza entre outros. Paulo encoraja, aos irmãos da igreja, que devem busca uma vida fundamentada em padrões celestes, que eles devem abandonar as velhas práticas e apresentar um estilo de vida cristã diferente. Ele ainda instruiu em sua carta, que os tais, que ainda continuam desobedecendo a ordenança divina virão sobre eles a ira de Deus. 

Colossense cap. 3 v. 12 , Paulo exorta: “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade(…)”. Preocupado com a fé dos irmãos, o apostolo, orienta a todos que sejam revestido de mansidão, misericórdia, humildade longanimidade. Ao perceber que a igreja estava passando por um período de fraqueza espiritual, o apostolo, exortou a igreja a praticar as virtudes do espirito santo.

QUAL O CONSELHO DE PAULO PARA OS MEMBROS DA FAMÍLIA?

ESTUDO BÍBLICO: Ao aplicar conselhos para os membros da família, Paulo recomenda:“Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor.”(Colossenses cap. 3 v. 21). Paulo, afirma, em outras epístolas que o marido é a liderança no lar (1 Coríntios cap. 11v. 3; Efésios cap. 5v. 23) , consequentemente, essa liderança não é sinônimo ditatorial ou superioridade, contudo o marido deve respeitar e honrar sua esposa como convém no Senhor, Colossenses cap. 3 v.19: “Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas.”

Em contrapartida, tanto o homem quanto a mulher tem suas atribuições divinas , enquanto a função da mulher é auxiliar o marido (Gêneses cap. 2 v. 18), o do marido é liderar. De antemão, essa interpretação é vista de forma errada, alguns interpretam essa liderança para subjugar a sua companheira, entretanto, Paulo esse seus escritos deixou bem claro que essa liderança é saber conduzir seu lar, ser provedor, é cumprir com os seus deveres.

ORIENTAÇÃO DE PAULO AOS FILHOS

Paulo ainda instruiu na sua carta aos Colossenses cap. 3 v. 20 e 21:

“Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor.
Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo
.” Além disso,o apostolo Paulo teve essa preocupação de aplicar esse ensinamento à igreja, que os filhos, devem honra seus pais,e esse discurso é visto em outras epístolas que o apostolo escreveu, Efésios (cap, 6 v. 1 ao 4):

“Filhos obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. “Honra teu pai e tua mãe” – este é o primeiro mandamento com promessa – “para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”

Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.”

Ao passo que, Deus deu aos pais a missão de educar seus filhos, é necessário entender  que embora essa missão seja árdua, mas é fundamental educa-los e cuida-los. Atualmente nota-se que o desrespeito vem aumentando ocasionando consequências desastrosas familiares.

ESTUDO BÍBLICO: PAULO ORIENTA OS SERVOS A OBEDECEREM A SEUS SENHORES

Paulo é muito enfático quando orienta um bom o relacionamento entre o servo e seu senhor, nesse caso, aqueles que estão sujeitos alguma autoridade humana, que exercem cargos, sejam no âmbito religioso ou profissional. Em Colossense cap. 3 v. 22 ele ressalta: “Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus.” Diante desse contexto, Paulo estava advertindo que aqueles que são trabalhadores devem honrar ao seu patrão, sabe-se que existem alguns patrões que usam seu cargo para impor, ou humilhar, mas para evitar problemas, o apostolo orienta que eles obedecem seus patrões  na simplicidade de coração.

O deve do empregado é executar seu trabalho de forma justa e com sinceridade, 1 Pedro cap. 2 v 18 e 20 diz : “Vocês, empregados, sejam obedientes aos seus patrões e os respeitem, não somente os que são bons e compreensivos, mas também aqueles que os tratam mal.” Se vocês suportarem sofrimentos injustos, sabendo que esta é a vontade de Deus, Ele abençoará vocês por causa disso. Pois, se vocês fazem o mal e são castigados, qual é o merecimento de suportarem com paciência o castigo? Mas, se vocês sofrem por terem feito o bem e suportam esse sofrimento com paciência, Deus os abençoará por causa disso” . Em vista disso, o apostolo Pedro, também traz uma palavra de conforto aqueles que são maltratado pelos seus patrões, ressaltando que os trabalhadores suportem com paciência para que Deus os venham abençoa-los.

O FRUTO DO TRABALHADOR

Colossense cap. 3 v 23 e 24 :“E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.” Contudo, é preciso que o trabalhador tome cuidado como está direcionando seu trabalho, em uma relação de emprego existe uma diferença gritante entre  empregado e empregador , diante do discurso de Paulo, o mesmo exorta para os trabalhadores da igreja de Colosso executem seu trabalho de coração, como se fosse para Deus, sabendo que receberá de Deus recompensas.

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com o nossa Política de Privacidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.